News & Blog

Mais que um ideal, o Sicoob Paulista Sustentável busca em 2021, envolver seus profissionais, cooperados e comunidade ao DNA verde.

Como disse Johann Goethe, escritor alemão, “a natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. Não só o meio ambiente, mas a sociedade precisa de apoio, nas gerações atual e futuras.

Fundamentada em um dos princípios do cooperativismo, o de “interesse pela comunidade”, o Sicoob Paulista busca consolidar uma proposta, inicialmente identificada como audaciosa, mas com um propósito tão enriquecedor que norteará muitas ações da cooperativa em 2021. Com base em seus 3 (três) pilares, o Sicoob Paulista, através da participação de seus profissionais, diretoria e comunidade, lança seu projeto de ‘Sustentabilidade”, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos para seus cooperados e sociedade de modo geral. 

O Sicoob Paulista Sustentável nasce com a proposta de “promover e garantir a qualidade de vida das gerações, atual e futuras”. Assim, para que consiga criar ações sustentáveis, precisará aplicar a cultura verde de forma interna (incialmente, seus profissionais), envolver seus cooperados (clientes) para que assim, chegue à sociedade de forma direta (ou indireta). 

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".
Veja os 3 (três) pilares onde se forma a sustentabilidade, sendo estes as formas de atuação do Sicoob Paulista:

AMBIENTAL
Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas. Compreende a preservação e manutenção do meio ambiente.

ECONÔMICA
Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Além disso, busca meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente: gestão de adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.

SOCIAL
Contemplar as condições para que todas as pessoas tenham os recursos necessários para uma vida saudável e de boa qualidade. É baseada na redução das desigualdades entre os povos, com a manutenção de uma vida digna e com garantia do atendimento às necessidades básicas do ser humano, como saúde, educação, cultura e renda.

Em todos estes pilares, o Sicoob Paulista já possui atividades em execução, porém, em 2021, a cooperativa está estruturando de forma planejada, organizada e com resultados mensuráveis, intensificando suas ações para que assim, de forma completa, possa multiplicar seu DNA verde.