News & Blog

Sicoob Paulista e sua aceleração digital em 2020.

Mais do que um ano atípico, 2020 trouxe novas formas de se comunicar e trabalhar juntos, mesmo distantes. Um ano onde a tecnologia foi protagonista e a adaptação do ser humano fundamental.

2020 foi um ano desafiador para todos, não somente por conta do inimigo invisível que tivemos que enfrentar, mas também pela necessidade de se reinventar de forma rápida e eficiente.

Podemos notar uma mudança significativa na sociedade e toda essa evolução tecnológica atingiu a todos. O ano de 2020 vai ficar marcado não somente como o ano da Covid-19, mas como o ano em que a tecnologia caminhou a passos largos para que a sociedade pudesse viver um essa nova realidade, onde a comunicação e a tecnologia caminharam juntas para criar soluções inovadoras e eficientes para se ajustar ao que a sociedade precisava.

Mesmo com o distanciamento social, grande parte das necessidades humanas continuarem a serem supridas, por conta desta evolução tecnológica. 

O jeito de comprar, se relacionar, aprender, trabalhar e muitas outras formas de viver, tiveram de ser adaptadas e a tecnologia foi se ajustando para que tudo pudesse continuar funcionando da melhor forma possível.

Claro que o Sicoob Paulista não ficou de fora dessa evolução. Desde o início da mudança de cenário se fez necessária a implantação de mudanças para proteger profissionais e cooperados sem que ninguém ficasse sem apoio, o Sicoob tinha que continuar funcionando e pra isso, foram tomadas diversas medidas que deixaram todos os processos que já funcionavam, ainda mais fácies e eficientes, onde o profissional se sentisse importante, o cooperado se sentisse bem amparado e todos se sentissem seguros.   

A maior parte dos profissionais começou a trabalhar de forma remota, o chamado tele trabalho, e é claro que o Sicoob Paulista preparou toda a estrutura e equipamentos necessários, todo suporte foi dado para que o trabalho de excelência que era feito na sede e nas agências pudessem continuar sendo feitos remotamente.

O cooperado também teve todo o suporte necessário por meio dos aplicativos desenvolvidos pelo Sicoob, o atendimento on-line também foi essencial, praticamente todos os serviços oferecidos nos PAs de forma presencial, também passaram para o on-line, assim, os cooperados tinham todos o suporte necessário sem precisar sair de casa, mas caso precisasse, também tinham apoio em um formato de atendimento diferente, com horários reduzidos, e estabelecimento de prioridades só para preferencial e grupo de risco. 

A chegada do PIX também tornou as coisas ainda mais fáceis, essa nova modalidade de pagamento e transferência instantâneas veio como medida do Banco Central para facilitar as transações e claro que o Sicoob não ficou de fora. A vantagem do PIX é a velocidade da operação, que leva segundos para fazer a transferência 24 horas por dia, 7 dias da semana, isso quebrou algumas barreiras e fez com que o cooperado tivesse mais liberdade em suas operações. 

A geração de conteúdo foi outro ponto forte do Sicoob Paulista durante o último ano, os eventos não pararam, mas foram totalmente adaptados. Diversos webinars com conteúdos ricos foram feitos para profissionais e cooperados, vários temas foram abordados, como: Gestão de Pessoas, Estratégias para cooperativas, Retomada econômica, Gestão dos desafios da Crise, entre outras, até as assembleias foram feitas virtualmente. Tudo foi adaptado a nova realidade.

O Sicoob ainda inovou na expansão das funcionalidades do aplicativo Sicoob Moob, que é por onde os cooperados podem participar remotamente dos eventos da cooperativa por transmissões de vídeo ao vivo. Com a atualização, o público pode participar digitalmente de palestras, seminários e assembleias é como se fosse uma comunidade virtual. Sem falar no Universidade Sicoob que também faz parte do aplicativo Sicoob Moob, que promove a educação e formação dos cooperados, de forma que estes possam contribuir para o desenvolvimento das suas cooperativas. O Universidade conta com cursos sobre educação financeira, tecnologia, tendências de mercado, cultura e muito mais.

Foi sim, um ano desafiador para todos, mas a tecnologia ajudou muito para que se tornasse um pouco mais fácil. Muitas soluções desenvolvidas nesse período vão mudar completamente a sociedade para sempre, mesmo quando a pandemia for embora por completo, muitas mudanças alcançadas neste período deram tão certo, que vão permanecer e isso faz parte do desenvolvimento social, as adversidades causam soluções que impactam diretamente na sociedade. 

Claro, que muitas mudanças ainda estão por vir, mas 2020 foi marcada pela aceleração tecnológica e mostrou que a capacidade do ser humano de adaptação é muito maior do que muitos imaginavam e o Sicoob Paulista participou ativamente deste movimento tecnológico, crescendo junto ao cooperado.