News & Blog

Em constante capacitação de seus profissionais, Sicoob Paulista proporciona a palestra sobre Transformação Digital.

Com experiência em grandes empresas como L´Oréal e Tinder (Brasil), o palestrante fez uma abordagem sobre as características da transformação digital e quais competências são necessárias.

Em um mundo cada vez mais acelerado, digital, onde a informação é a “grande moeda” do momento, estar preparado, e é claro, munir seus profissionais de competências para enfrentar esta realidade é uma preocupação do Sicoob Paulista. 

Na manhã de sábado (24/out), a cooperativa trouxe o palestrante “Andrea Iorio”, para falar sobre as “Competências Essenciais da Transformação Digital”. Com mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, Andrea Iorio nasceu em Genova, na Itália, e já atuou como Chief Digital Officer (CDO) da divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal Brasil e lançou o Tinder no Brasil, e esteve à frente do App por quase 5 anos. 

Como ponto central, Andrea diz que vivemos em um momento em que, do Grego, precisamos exercitar a “Metanoia”, ou de forma mais popular, “pensar fora da caixa”, e vivemos a 4ª Revolução Industrial que então chamamos de “Transformação Digital”. 

De acordo com o “Instituto McKenzie 2019”, apenas 16% das empresas tem sucesso no seu processo de transformação digital, e isso se deve muito ao foco errado, pois, para o palestrante, a transformação digital não é (somente) assunto de tecnologia, mas sim de pessoas. 

No início de sua fala, Andrea lista, os grandes desafios que a transformação digital nos impõe: vivemos em um mundo interconectado (efeitos de rede), além disso, tudo é em tempo real (as experiências do mercado acontecem agora). Outro desafio é a realidade do Big Data, ou seja, toda interação gera grandes volumes de informação. Por fim, tudo está mudando de forma ágil (exponencialmente) e é claro, a Inteligência Artificial, com o conhecimento em evolução constante. 

E para enfrentar estes desafios, o palestrante nos elenca 5 competências que toda empresa (e seus profissionais) precisam ter: primeiro, ser flexível no campo do pensamento (flexibilidade cognitiva), conseguindo pensar em diferentes áreas ao mesmo tempo. Também, ter uma atitude de execução pois o sucesso não está (somente) na ideia, mas sim, muito mais no poder de colocar em prática. Ainda menciona a competência de sermos especialistas em comportamento humano, conhecer muito mais de nossos clientes do que até mesmo sobre nossos produtos/serviços. O pensamento crítico também se faz necessário, em conseguir olhar diferente e se desprender de culturas do passado. E por fim, realizar o altruísmo digital, que toda ação deve focar nas pessoas, na busca pelo melhor para os outros. 

Andrea finaliza que “temos que viver sempre, cada dia, como sendo o primeiro dia na empresa, no projeto, com o mês o entusiasmo e motivação.